sábado, 14 de junho de 2014

Matrix - Filme

Matrix (The Matrix) - Poster / Capa / CartazSinopse

Em um futuro próximo, Thomas Anderson, interpretado por Keanu Reeves, é um jovem programador de computador que mora em um cubículo escuro, atormentado por estranhos pesadelos nos quais encontra-se conectado por cabos e contra sua vontade, em um imenso sistema de computadores do futuro.
Em todas essas ocasiões, acorda gritando no exato momento em que os eletrodos estão para penetrar em seu cérebro. À medida que o sonho se repete, Anderson começa a ter dúvidas sobre a realidade.
Por meio do encontro com os misteriosos Morpheus (Laurence Fishburne) e Trinity (Carrie-Anne Moss), Thomas descobre que é, assim como outras pessoas, vítima do Matrix, um sistema inteligente e artificial que manipula a mente das pessoas, criando a ilusão de um mundo real enquanto usa os cérebros e corpos dos indivíduos para produzir energia. Morpheus, entretanto, está convencido de que Thomas é Neo, o aguardado messias capaz de enfrentar o Matrix e conduzir as pessoas de volta à realidade e à liberdade. 

Ficha Técnica
Título: The Matrix (Original)
Ano: 1999
Duração: 136 min
Direção: Andy Wachowski e Lana Wachowski
País: Estados Unidos
Classificação: 12 - Não é recomendado para menores de 12 anos
Gênero: Ação, Aventura, Ficção

Assista o Trailer

7 comentários:

  1. Click sobre a imagem para acessar o vídeo. Porem requer cadastro no Filmow.

    ResponderExcluir
  2. No mega filmes segue o link do filme "Matrix" - http://megafilmeshd.net/matrix/

    ResponderExcluir
  3. Matrix é um sistema computacional, todos concordam? Entretanto como podemos definir melhor esse ciberespaço? Considera-se que o ciberespaço é uma ilusão coletiva ou uma realidade virtual controlada por máquinas? A partir do momento que o Neo percebe que pode alterar a Matrix, ele se torna um dos 'admin' do sistema. O agente Smith funciona como um firewall. Ou seja, os objetos (npcs e a.i) se simulam com avatares reais*, nessa concepção o ciberespaço seria uma mistura de dois ambientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pensando numa lógica sociológica eu acho que se o ciberespaço é uma mistura entre dois ambientes, o espaço físico também o é, pois um interfere no funcionamento do outro. No caso da Matrix, ela é uma realidade virtual baseada no mundo físico e manipulada desde ele, enquanto que o mundo físico é completamente modificado em função da existência desse espaço virtual. Não penso esse ciberespaço como uma ilusão coletiva, mas como uma outra realidade. O incômodo ocorre por não haver a consciência da coexistência em ambos pela maioria das pessoas. Faço uma analogia inversa ao pensar em pessoas que hoje não utilizam a internet (ainda há muitas), elas também de alguma forma fazem parte desse espaço cibernético, têm suas informações cadastradas em diversos sistemas, mas não se percebem dentro disso.
      Tamiris

      Excluir
  4. Pessoal,
    a Matrix nos encontrou, rs. O interessante desse filme é que "o corpo, uma dimensão ineliminável da subjetividade humana é uma impossibilidade recorrente. Neo, Morpheus, Trinity e seu grupo, são entes digitais, programas-invasores do sistema de Matrix. Enquanto agem dentro da Matrix, sua aparência é mera “auto-imagem residual”. O que significa que a corporalidade viva (e simulada) de Neo, Morpheus, Trinity e os demais não é real. Diz Morpheu: “Sua aparência agora é o que chamamos de “auto-imagem residual”. Ë a projeção mental do seu ‘eu’ digital.”E por outro lado, Smith e os agentes federais, são programas sencientes que rastreiam os invasores. De fato, eles não existem, ou seja, não possuem um corpo (como Neo, Morpheus, Trinity e os demais), mas apenas uma representação mental, um corpo digital, que enfrenta os supostos “terroristas” que invadem Matrix (da mesmo forma, existe uma disjunção temporal – talvez o tempo das IA seja um não-tempo e o tempo de Matrix, que é o ano de 1999, seja tão simulado quanto o do espaço digital)".
    Fonte: http://www.telacritica.org/Matrix.htm

    Fazendo uma relação em alguns capítulos da série The Big Bang Theory, seria esse ciberespaço uma nova dimensão?

    ResponderExcluir
  5. Não se pode considerar um ciberespaço como uma dimensão, de acordo com alguns autores. Por exemplo, neste artigo é citado "Como alucinação o ciberespaço ensejava a ideia de um espaço criado na mente das pessoas, era assim uma projeção, um local imaginado, e não exatamente um espaço físico, visto que as redes computacionais não configuram um espaço, mas um fluxo de códigos que trafegam em cabos, ar e equipamentos. Nos cabos, no ar, nos equipamentos, existem códigos, e não espaço." (ROCHA, Cleomar. Ciberespaço atomizado e novos modos de pensar a cibercultura.) Por isso perguntei, no momento em que inicia-se a alteração da Matrix, o que está sendo modificado? Uma plataforma ou uma alucinação coletiva?

    ResponderExcluir